4 leprosos 2Reis 7

Rate this post
Ano: 853 a.C;
Local: Samaria (Torre de Guarda) Monte situado a 12Km a nordeste de Siquém, capital do reino Norte, Nome atual Sebastieh. Região central da Terra Santa abrangendo as tribos de Efraim e Manassés do Oeste.
 
Motivo: Fome
 
2Rs 6:25.
Cabeça de Jumento/ 80 peças de prata
Esterco de pombos/ 5 peças de prata
 
2Rs 6:29 / Canibalismo
Lv26:29; Jr19:9; Lm2:20; Ez5:10
Antropofagia é um ato ritual de comer uma parte ou várias partes de um ser humano.
O sentido etimológico original da palavra “antropófago” (do grego anthropos, “homem” e phagein, “comer”)
 
 
2reis 7
• A estratégia de guerra era interessante:
• Ben-Hadade reunia todo o seu exército (de acordo com a enciclopédia judaica que cita a Literatura Rabínica, ele tinha 120 mil soldados, incluídos os soldados dos 32 reis que eram seus aliados) e sitiava a cidade. Faziam o seu acampamento ao redor de toda a cidade, armando tendas, fazendo fogueiras, a uma distância que todos que subissem nos muros da cidade conseguiriam enxergá-los, mas nenhuma flecha ou lança os alcançaria. Ali permaneciam por semanas, meses ou quem sabe anos, não deixando que ninguém entrasse na cidade ou saísse dela com vida. Ficavam acampados ao redor da cidade até que a comida e a bebida de dentro da cidade acabasse, e aí, enfraquecidos e famintos, os moradores da cidade abririam as portas e os deixariam entrar. Assim tomavam a cidade sem ter que se esforçar.
• 2Rs6: 25 -80 ciclos de prata (mais ou menos 50 dólares hoje, 1R${3,26} em reais é 163,00R) e com cinco ciclos (mais ou menos três dólares {9,78}Reias) de prata compravam esterco de pombas. O historiador judeu Flávio Josefo diz que o esterco servia de sal para a cabeça de jumento a ser comida. Outro comentarista fala que o esterco servia de combustível para refogar a cabeça de jumento. Qualquer uso disso dá nojo em quem imagina.
• Mas havia pessoas, como em toda cidade há, que não tinham 85 ciclos de prata para comprar cabeças de jumento e esterco de pombas. Não tinham nada… Mas para saciar a própria fome, mulheres estavam se alimentando da mais vil das comidas:
 
• Pessoas a quem ninguém dava valor
o Não tinham convívio social: Viviam fora da cidade
o Não tinham convívio familiar: Viviam longe da família
o Não tinham convívio religioso: Não podiam freqüentar a sinagoga
o Eram excluídas do contexto: Tinham que gritar a uma distância de cem metros: “imundo, imundo…”.
• Alguns estudiosos supõem que uma hoste de anjos tenha sido responsável pelo ruído
Ass: Pastor Wellington Alves