Capitulo Três
Atos
CURA MARAVILHOSA 0

Capítulo três segundo a Bíblia

“E todo o povo o viu andar e louvar a Deus”(LUCAS, O Médico)

2019-04-24  21:15:18

Capitulo três

  CAPITULO

TRÊS RESUMO

 Capítulo Três. Após, duas semanas, da Morte e Ressurreição de Cristo, os Discípulos estavam bastante estimulados a ir e pregar a fé e esperança autêntica aos perdidos.

 Capítulo I do livro mostra detalhes relevantes de Cristo, seleção do décimo segundo apóstolo, a morte de Judas, Jesus ascendendo aos céus. O segundo capítulo, espera dos apóstolos no pináculo por poder do Espírito Santo. 

 O batismo com Espírito Santo. Já no capítulo três Pedro e João no templo de Herodes as quinze horas (15:00), em Jerusalém.

CAPITULO TRÊS 

INTRODUÇÃO

 O capítulo três é rico em informação que pode ser explorado, analisado com muita atenção. No capítulo três há estatísticas veemente para compreensão melhor do assunto. 

 O contexto histórico gera luz na meditação da pesquisa do Drº Lucas do evento pós Cristo. A biografia de Pedro e João é famosa, notória aos estudiosos e amantes do conhecimento. 

 O passado de Pedro foi transformado pelo poder de Deus e, o mesmo com João.

   CAPITULO TRÊS 

DESENVOLVIMENTO

 Primeira Cura por intermédio dos Apóstolos desde o batismo com Espírito Santo. Pedro tem um destaque, a história de Pedro é linda demais em relação a transformação que ele teve que passar para se tornar um líder com experiência e ajudar a Igreja que estava surgindo com grande força.

   Pelo menos na minha Bíblia Dake de Estudo está em “Caixa Alta” o nome de “PEDRO”. Sendo assim, encontro o nome de Pedro repetindo sete vezes. 

  No capítulo 3.1 “E Pedro e João subiam juntos ao templo á hora da oração, a nona”.  Versículo 3 “O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola”. 

  Versículo 4 “E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós”. Versículo 11 “E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão”. 

  Capítulo 4.13 “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. 

    Versículo 19 “Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus”.  

    Capítulo 8.14 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João”. 

   Deus também nos dará lugar de honra no devido tempo. Pôs é extremamente importante destacar ao senhor (a) leitor (a) que Deus tem uma grande história na sua vida. 

  Por mais que erramos, temos pane no sistema nosso ou até mesmo erramos o alvo, Deus nos ajudar a mudarmos de atitude e nos leva a uma verdadeira posição de “Honra”.

  Partindo para outro lado da cultura judaica que os judeus oram três vezes ao dia, segundo os estudiosos e Teologia. Ás nove horas é conhecida como a oração de Abraão o Primeiro; ás doze horas é a oração do Isaac o segundo e logo ás três horas a oração de Jacó o terceiro.

 O povo de Israel, oram, bastante em sua religião, buscando se aproximar muito de Deus, sendo que oração sem aplicação é um grande equívoco.  

  Fé sem obras é morta segundo Tiago em sua epistola aos dispersos Judeus. Nós temos que orar sim, mas, precisamente ter atitudes em nossa vida, sairmos dos pretextos descabidos, e começarmos a fazer a diferença. 

   Vamos ver rápido a história do coxo no templo de Herodes? A palavra templo no capítulo 3 repeti três vezes, por quê? Porque o contexto histórico entrega a importância do templo e seu símbolo para Israel. 

   Como o leitor pode ver na bíblia que realmente esse templo é tão importante que os mesmos querem levantar o terceiro templo. Esse terceiro templo é um grande vislumbre do retorno do Messias e, também ao onde o anticristo vai corromper as coisas de Deus, esse assunto é escatológico. 

 Mas, voltando a analisar a vida do coxo e o templo. Esse coxo estava enfermo a mais de 40 anos, (4.22) “Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde”. 

 Sofria desde de nascença, nada fácil a vida desse homem. Ele pedia esmolas no templo na parte externa. Como ele ia? segundo a própria a palavra da essa compreensão que alguém o carregava ou levava ao templo para pedir esmolas. 

 Logo, três pessoas no cenário do capítulo três, são esses: o coxo (Doente), os que carregava (ajudantes próximos) e os que davam esmolas (Pessoas com dó). Local que o coxo sempre estava era na “porta formosa”. 

 Segundo Flávio Josefo a porta formosa dava acesso ao pátio das mulheres na muralha interna. Esta muralha havia nove (9) portões. Sendo que, oito (8) dessas portas possuíam aproximadamente nove (9) metros de altura e cinco (5) metros de largura.

    A porta principal era de vinte e dois (22) metros de altura e dezoito (18) metros de largura. 

   Mas a porta ficava fora do templo era de bronze original de corinto (a cidade de Coríntios se tornou um centro de navegação e comércio especializado em tipos de cerâmica e um tipo especial de bronze) e 

muito excedia aquelas que eram apenas, revestida de ouro e prata, a porta de Corinto se abria para o sol, a porta produzia um brilho reluzente.

  Após, essa base no conhecimento do contexto da época, vejamos o coxo que recebeu a ajuda de Deus. Os apóstolos Pedro e João foram os instrumentos de Deus nesta demanda, que, resultou um grande milagre.

 O coxo com a cura que recebeu e também as novas experiências as quais são: 1 – Ficar em pé sozinho;

2 – Andar sozinho; 3 – Saltar e pular como uma criança; 4 – Louvar a Deus no Templo; 5 – Apegar-se aos pregadores (Pedro e João).

   CAPITULO TRÊS 

RESENHA

  O senhor ajudou um pobre, rejeitado, impuro homem coxo do capítulo três, que teve a vida transformada pela piedade de Deus. 

 Assim, também Deus quer mudar a nossa história, vida secular, profissão, o Senhor está pronto para nos ajudar, não importa quem não acredita em nós, o que importa é que Deus quer e vai nos ajudar também a sairmos dessa vida medíocre. 

  Teremos experiências novas, boas, espetaculares com Deus. O que dizem não podem ser, maior que os pensamentos de Deus ao nosso respeito.

 Sejamos cautelosos e inteligentes para não darmos gosto aos nossos inimigos, porque Deus pensa bem e, muito bem para a nossa vida. Deus tem cura, libertação e salvação para nós e também para a nossa casa

 

   CAPITULO TRÊS 

REFERÊNCIA

Biblia Dake, Ed.1995, Atualizada e Corrigida

copyright  ©  2014-2019 

Pastor Wellington Alves – todos os direitos reservados