Conhecendo o apostolo amado

Rate this post

    Tema :                                           

                                          Biografia  de João , o apostolo amado

Filho : Maria Salomé e  Zebedeu.
Irmão : Tiago ,filho de zebedeu.
João, escreveu o Evangelho , depois 1° epistola, 2° e 3° epistola; escreveu o Apocalipse.
João é o mas novo  dos 12 apostolos. Tinha provavelmente 24 anos de idade á altura do seu chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com seus pais em batsaida ( na galiléia).
Era pescador de profissão ; consertava as redes de pesca.
Foi , discipulo de João Batista ( Evangelo de João, o apostolo cap 1 .35 , na companhia de dois Discipulos.  Um era André (v. 40) , o outro provavelmente João, o apostolo, já que ele nunca menciona a si mesmo nesse Evangelho Cf. 19 . 35; 20 . 2-4; 21 .2,7,20-25; outrossim Lucas 24. 13. Nota).
 João foi jogado dentro de um tacho de azeite fervendo, nada aconteceu.
Apos esse episódio do azeite , ele foi conduzido como prisioneiro a ilha de Patmos ( ilha de rocha vulcânica; sem árvores, rochosa de aproximadamente 9. 600m x 16.000m e a cerca  de 50km a sudeste de Samos. Foi transformada em lugar de exílio pelos romanos para os piores criminosos ). Os romanos enviavam para lá os criminosos e transgressores politicos. A ilha distanciava uns  90 km de Éfeso a capital do ministerio do apostolo.
Morte
De todos os dozes,  João , o apostolo amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso no ano 103 d. C . Quando tinha 94 anos; uns diz com 100 anos e outros mas de 1oo anos. O apostolo dormiu ( faleceu). O historiador diz : Que João faleceu em Éfeso , do seu ministerio , o pastor de éfeso sendo o Timóteo, filho na fé do apostolo Paulo. Na igreja João sentou no altar e  dormiu ( faleceu).