5 (100%) 2 votes

É CERTO CRENTE BEBER VINHO?

O que a bíblia orienta a respeito do Assunto

É CERTO CRENTE BEBER VINHO?

       É certo Crente beber vinho? Resumo
              

             É Certo Crente beber vinho? Existe uma lenda que fala da dependência do álcool. Conta a lenda que o álcool é uma composição formada pelo sangue do pavão, do leão, do marcado e do porco. Quando o homem começa a beber sente-se bonito, atraente como um pavão. Depois, sente-se forte e valente como um leão. Em seguida, começa a fazer mesuras como um macaco. Mas, no fim, chafurda na lama como um porco.

      Segundo a Bíblia

      Segundo Dr. Lucas e Rei Salomão o Sábio

 
                VINHO ALCOOLICO Uma primeira classe de vinho chamado sikera em grego, está na Bíblia no nascimento de João Batista: Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno (Lc 1:15), e shêkar em hebraico (veja em Pv 20:1; Is 5:1) se traduz em geral por “sidra” ou bebida forte, por causa do seu elevado conteúdo alcoólico e a subseqüente intoxicação rápida de quem a consumia.
           

      Segundo Dr. Lucas, Rei Salomão, Profeta Oséias e Profeta Joel

 
                VINHO DOCE Uma segunda classe de vinho era chamada gleukos (do qual se deriva o termo glicose) e aludia ao vinho novo que era bastante doce. Alguns dos espectadores no Pentecostes acusaram os apóstolos de estarem embriagados com esta espécie de vinho: Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados! (At 2:13). A palavra hebraica correspondente é tirôsh (veja Pv 3:10; Os 9:2; Jl 1:10). Sendo que o suco recém exprimido da uva ou de uma outra fruta, fermentava com rapidez e poderia ocasionar a embriaguez, mesmo que sem completar o processo de fermentação, pois em geral misturava-se com água antes de ser ingerido.
              

       Citados em ambos Testamentos

 
                SUCO Uma terceira espécie de vinho é mencionada com maior freqüência em ambos os testamentos. A palavra hebraica para este vinho é yayin, que tem em sua raiz o significado de borbulhar, espumar ou ferver. Devido ao processo de fervura que retira a maior parte da água e mata toda a bactéria, o suco em seu estado concentrado não se fermentava. (Sl 75:8; Pv 23:30).
               
 
             A palavra mais comum no grego do Novo Testamento para esta terceira espécie de vinho é oinos, e em seu sentido mais geral se refere simplesmente ao suco da uva. Seria um xarope grosso, ou geléia não embriagante e produzida com o suco fervido para o seu armazenamento. Na ilustração que Jesus fez de se colocar vinho novo somente em odres novos, é possível que se refira que desta maneira o vinho e os odres “fossem conservados juntos”, evitando a fermentação e também a sua perda por derramamento (Mt 9:17). A prática de reduzir o suco fresco de uva a um xarope pelo fervor, ou evaporação era de ampla difusão no antigo oriente.. Tanto o xarope como a maior parte das bebidas produzidas a partir dele eram por completo livres de todo efeito embriagante.
               

       É certo crente beber vinho? “Igreja primitiva”

 
           A igreja primitiva seguia o costume de usar somente esta classe de vinho misturado, mesmo que fosse a partir de um xarope, ou do suco recém exprimido. O seu conteúdo alcoólico estaria numa categoria não superior a 2.25-2.75 por cento, muito abaixo a 3.2 por cento, o que é considerado atualmente como o parâmetro para classificar uma bebida como alcoólica. Sendo assim, para que se embriagasse com vinho (oinos) naquele tempo era necessário ingerir uma grande quantidade, como sugere outras passagens do Novo Testamento. A expressão “dado ao vinho”: 3.2   É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível… 3.3   não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; (1 Tm 3:3; Tt 1:7)
               
 
 
 
Referências
 
BÍBLIA DAKE, Ed.1995. Dicionários Bíblicos. Extras informações. 
“Não dado ao vinho” é a tradução de uma palavra grega (paroinos) cujo significado literal é “colocar-se em, ou ao lado do vinho”; alude a idéia de sentar-se ao lado de um recipiente cheio de vinho durante um longo período de tempo
Vinho
É CERTO CRENTE BEBER VINHO?
Segundo a Bíblia

copyright  ©  2014-2018  –  Pastor Wellington Alves  –  todos os direitos reservados

Orador Wellington Alves
É CERTO CRENTE BEBER VINHO? 1
Enchei-vos do Espirito Santo
Editor's Rating:
5