Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Provérbios 4:23)

  01/04/2020  1:01:26 AM(

  “Um dia, um jovem quis tentar um velho sábio, que tinha resposta a qualquer pergunta. Então, o jovem prendeu uma pequena borboleta entre as mãos e pensou:
‘Se ele disser que estou com a borboleta morta, abro as mãos e deixo-a voar;
mas, se disser que ela está viva, esmago-a’.
Perguntou-lhe, então: ‘Diga-me, sábio: a borboleta está viva ou morta?’.
Este respondeu: ‘Depende de você. Ela está em suas mãos’.”

  Começando Esse assunto com essa belíssima Alusão do realismo atual. Nossa! Paz do Senhor. Eu, o pastor Wellington Alves, tenho o desejo de compartilhar para vocês sobre um importante tema da atualidade, por quê não dizer polêmico?!! Guardar o coração nesse tempo é bem complicado, né? Vou demostrar com a experiência de Salomão o que podemos extrair.

     Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

 Salomão está relatando sua infância e instrução do seu pai Davi, e o mesmo disse que era muito especial para a sua mãe.  Davi, disse ao seu filho:  “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida. Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor”.   (Provérbios 4:4-9)

I – Acima de tudo guarda seu coração. Tomar cuidado com o coração, a emoção descontrolada pode destruir o coração, a vida se torna presa as coisas mundanas. Jesus disse: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (MATEUS, 6.21)  “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (JEREMIAS, 17.9)

II – Pensamentos / pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.  Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (JEREMIAS, 17.10) O Senhor Julgará os pensamentos materializados da humanidade. Quaisquer que sejam no planeta haverá o medidor para cada ação realizada. 

III – Desejos / aspiração, querer, vontade DICIONÁRIO substantivo masculino. FILOSOFIA: uma fonte de satisfação. O desejo pressupõe carência, indigência. Extrema carência material Epistemologia / ciência e conhecimento. “O desejo é um tipo de sentimento. Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.” (GÁLATAS, 5.16)  

IV – Emoção / agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, ||||| comoção ‘abalo físico’. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (EFÉSIOS, 4:26) “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (FILIPENSES, 4:6).

RESENHA

Perguntou-lhe o “MENINO”, então: ‘Diga-me, sábio: a borboleta está viva ou morta?’.
Este respondeu: ‘Depende de você. Ela está em suas mãos’.”

Assim como sua vida física depende de ter o coração saudável, sua vida espiritual depende de seus pensamentos, desejos e emoções. “Guarda teu coração” – Mas, de quê? Influência externa, Mentiras, tentações, crueldade. Pensamentos internos leva seus pensamentos cativos (2 Coríntios 10:5) Destruindo os argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. Mudar os pensamentos é uma forma de adorar a Deus (Romanos 12:1-2) Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

        REFERÊNCIAS

   Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

 
   WIKIPÉDIA, ACESSO 2020, 14.42, 04/01/2020 BRASIL
 

Acompanhe pelas redes sociais

direitos autorais © COPYRIGHT 2014-2020   |  Pastor Wellington Alves – todos os direitos reservados