O EVANGELHO SEGUNDO S. LUCAS

Rate this post
 
O EVANGELHO SEGUNDO S. LUCAS
BÍBLIA DAKE, ATUALIZADA E CORRIGIDA, 1995; P.1627
 
 
 
 
Resumo
 
O evangelho Segundo S.Lucas apresenta a historicidade de Cristo, quebrando o silêncio de 30 anos sem muita declaração pelos outros da infância do Messias (CRISTO), S.Lucas traz ao conhecimento da fase de vida de Jesus. Ora, a dedicação que o autor deixa aos leitores em um saber cristologico dando informação rica, afim, de mostrar Cristo como o Homem Ideal de Jeová –”Eis aqui o homem” (ZACARIAS, 6.12). O estudo fornece uma despertação ao leitor em se entregar por completo a Deus, precisando as pessoas ter decisão imediata devido ao pouco tempo que resta para cada individuo.
 
Introdução
 
O Evangelho Segundo Lucas descreve  a história; os apóstolos; a nova aliança; cristianismo; sermões; promessas; profecias; O evangelho de Cristo como um Homem; Cristo é apresentado como o Homem Ideal de Jeová –”Eis aqui o homem” (ZACARIAS, 6.12).
 
 
DATA E LOCAL
 
Cerca de 58-63 d.C. Lugar desconhecido.
Autor Lucas, o médico amado (Cl 4.14; 2Tm 4.11.. As porções com nós em At 16.10-17) Ele era Judeu e talvez o Lúcio de Romanos 16.21; Atos 13.1. Se for verdade era parente de Paulo.
 
TEMA
 
Jesus Cristo é o homem Ideal de Jeová (ZC, 6.12). Portanto, dependente do Pai (nota3.21); amigo dos excluídos (5.29; 7.29-37); compassivo (7.13; 13.1).
38 partes que não aparecem em outros evangelhos:
1- 6 Milagres
2- 10 Parábolas
3- 22 Discursos e acontecimentos
 
Estatísticas
 
42º livro da Bíblia; 24 capítulos; 1.151 versículos; 165 indagações; 9 profecias do AT; 54 novas profecias; 930 versículos de história; 118 versículos cumpridos e 103 versículos de profecias não cumpridos.
 
S. Lucas Quem  é Lucas?
De acordo com o dicionário Teológico 2010 Ed. PAE, organizador CLAUDEMIR PEDROSO, p. 293; afirma que o Evangelista Santo (separado), chamado outrossim Lúcio ou Lucano. Era natural de Antioquia e médico, conservando-se sempre casto. Acompanhou S. Paulo nas viagens; porém, não consta ao certo o lugar onde se encontraram. Alguns sustentam que Paulo o converteu em Antioquia e que desde então não deixou mais. Crê-se comumente que S.Lucas era pintor, e se conservavam em alguns lugares os retratos que ele fez da Viagem Santíssima. Porém, os antigos não reconheceram  esta qualidade de Lucas, sendo Nicéforo o primeiro que dela faz menção. Sobreviveu muitos anos a S.Paulo, falecendo aos 84 anos. Também não se sabe ao certo nem o lugar, nem como morreu, ficando  sempre a dúvida, se faleceu de morte natural ou, como dizem os outros, crucificado em uma oliveira.
Lucas, nome grego que significa “AQUELE QUE TRAZ A LUZ”, passou a ser considerado historiador devido, principalmente, á produção do Livro Atos. Nascido em Antioquia da Síria. A autoria Lucana para o terceiro evangelho foi testificada por Tertuliano e Irineu. Este último registrou : “Lucas escreveu em um livro o Evangelho o qual S. PAULO pregava”.
 
                                                                  Considerações Finais
 
 
O objetivo é compartilhar do amor de Deus através do Messias a humanidade ter chance de percebe em quanto tem um pouco de tempo para se arrepender dos atos ilegais, transgressões, vida depravada. S. Lucas se preocupa como apresentar fatos concretos aos leitores, então, ele vai em busca de testemunhas oculares, relatos, informações, quando consegue o saber, é feito um resenha e consequentemente bem ordenado coloca as informações em papeis.
 
Referências
 
BÍBLIA DAKE, ATUALIZADA E CORRIGIDA, 1995; P.1627
https://drive.google.com/file/d/1UpQePO4D31iaWEqKaUzCZvm8FSs2uTaF/view?usp=sharing
dicionário Teológico 2010 Ed. PAE, organizador CLAUDEMIR PEDROSO, p. 293
 

 

PASTOR WELLINGTON ALVES