O maior amor, do que este não existe

Tema:

O gesto genuíno do Pai

 

 Introdução 

 

 
 
Para dedicar a um assunto relevante, lhe trago informações bíblica , que edifíca extremamente a sua vida espiritual e formas madura de pensar e aderir sobre a sua vida. Filho  e pai, é uma união admiravél e exemplar para vida  e familia destruidas. A quantidade de familias estão sendo vítimas de desunião , paz , amor ( Mateus 24.12 : Por multiplicar-se a iniquidade, o amor de muitos esfriará.) e esfriamento entre ambos sexo . Agora a especulação do tema, subordinado a atitude autentica do pai , tem a maior flexibilidade de exorta a ampla massa de pessoas.
Desenvolvimento

 

O dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e ambos as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma . Criou datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Pelo menos alguns países também comemoram o dia dos pais a sua maneira e tradição. 1- Itália;  2- Espanha;  3- Portugual;  4- Reino Unido;  5-  Argentina; 6- Grécia 7- Canadá; 8- Alemanha; 9- Paraguai; 10- Peru; 11- Rússia.  No Brasil a idéia de comemorar está data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no Brasil no dia 14 de agosto de 1953 dia, de São  Joaquim, patriarca da família. A sua data foi alterada  para o 2° Domingo de agosto por motivos comerciais, ficou diferente da americana e Européia.
 A comercialização de objetos cresceu a partir da data alterada , para lucrar os empresários sem observar a mudança de valor familiar , perdendo o efeito a intesidade de união . A fálacia destas invenções lucrativas não trouxe veemente cononiar do lar. A  falta de dinheiro , tirou  a vontade verdadeira de alguém se aproximar por afeto e amor, por causa da vergonha ou acanhamento de tais pessoas .
O olhar bíblico , para demostrar a veracidade de amor da parte do pai , para com o filho é revelador . A uma parabola dentro da Escritura muito boa , para ser utilizado como exemplor.  Primeiro o que é parabolo ?
A parabola é geralmente história curta e as vezes , comparação, baseada em fatos reais com fim de ensinar lições de sabedoria, de moral ou religião. Jesus citou 44 parabolas. Essa que uso para exemplificar o assunto de pai , é a comparação de familiar dividida a 36ª parabola do filho esbanjador , que é prodigo. A tres exempos fantastico de perdar , o 1° é 100 ovelhas e uma se perde , totalizando 99 ovelhas , ora o bom pastor vai a procurar da perdida, e acha,
 formando 100 ovelhas novamente. 2° é as 10 dracmas, porém a dona de casa perde uma, fica só 9 dracmas, ora procura e acha a perdida ,formando novamente as 10 dracmas. 3°  duas pessoas, irmãos e filho do mesmo pai, um se perde e é o mas novo , vai em busca do ego a lugares excêntricos, esbanjar sua fortuna . Tornou-se perdido , ficando longe do pai e seu irmão, familia dividida.( Lucas ,Evangelho 15 . 11 : Pai e filhos ( irmãos) inicio da partida e pecado do mas novo).  O versiculo 14 : Miséria e flangelo ; vs 17 : Convicção e determinição ; versiculo 20 : Retorno e boas-vindas.  A 10 atos autêntico do pai :
1 – Ele viu o filho a uma grande distância .
Deus é o nosso pai por intermédio de Jesus Cristo ( Evangelho de João 1 .12 :  Nós ganhamos o direito e poder de ser filho de Deus. Ele (Deus) te viu de longe , me viu de longe , nos viu de longe. Voltando para Ele.
2-Teve compaixão dele.
 Evagenlho de João 3.14-17 : Do mesmo modo que Moisés, levantou no deserto a serpente,o filho do homem será erguido ,para que todo aquele que nele crer , não pereça, mas tenha vida eterna . Porque Deus amou , o mundo de tal maneira que de teu unigenito , para que todo que nele crer não pereça. Porque Deus enviou o seu filho, não para condenar o mundo, mas que através dele , o mundo seja salvo .  A compaixão de Deus , é magnificar , inalditar, fenomenal; ora a palavra “dele”, se direcionar a nós . Compaixão , de enviar o único filho para nos tirar da perdição.
3- Correu ao seu encontro e o recebeu em sua casa.
Deus , através de seu Filho foi ao nosso encontro, e nós fomos a casa de Deus por meio de Cristo , assim nos recebeu e não nos rejeitou. O salmista diz :  Me alegrei quando me disseram vamos á casa do Senhor 122  2° Salmo de Sião, cânticos do degraus; 1 Lugar de adoração.
4- Pulou em seu pescoço e o beijou.
A uma expressão belissíma para o ponto quarto do assunto. A saudade de um pai para com filho, é relevante quando a demostração de um pai sentido falta do seu filho. Um exemplor de magnarevelação , do pai sentido falta de seu filho é Deus e se Unigênito Filho, Jesus o Cristo. Na terra Jesus ficou 33 anos e alguns meses no cósmico, para cumprir o momento da exaltação . A ascensão de Cristo , aos céus é linda para quem ver da terra  e  ótima para quem ver do céu. Entenda o mistério , na terra homens e mulheres veem o Cristo indo em direção ao céu , ora do céus o Pai ver o filho indo em sua direção. Não que o perdido seja Jesus, longe de mim, mas 4° ato de um pai , mostrar sua saudade pelo filho perdido da parabola. Jesus veio para os perdidos , salvando da perdição de suas almas.
5- Ouviu sua confissão e o perdou.
O pai ouvi o filho, texto de Isaias 59 . 1: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que  não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir.  O filho esbanjador soube ser humilde e reconheceu seus pecados , como atitude simples , mas efetiva e recebeu perdão do pai. A bíblia tem textos ecrituristicos do assunto de perdão dado por Deus , por confessar pecados.
6- Colocou sua melhor roupa nele.
Veste  nova sobre seu filho, todo pai quer o melhor para seus filhos , exemplor : Mateus 7 . 11 : Se, vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais  vosso  Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem ?
Quando o assunto partir para vesti, lembro da palavra de Eclesiastes 9 .8 : Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes , e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. No Oriente, as roupas brancas são mais comuns do que entre nós. A alusão a roupas brancas é uma bela exortação(animo) figurada a uma constante vida de pureza no caratér e na conduta . Ap 7 .13 ; 19 .14 .
O pai está dizendo , filho a partir de agora receber pureza no caratér  e uma conduta boa .
7- Colocou um anel em sua mão.
O anel era a marca de um homem livre, e sinal de honra e dignidade (Gn41 .42; 1 Reis 21. 8; Et 8. 2 ; Dn 6 . 17; Tg 2.2. A interpretação teólogica do anel e suas pedras preciosas, no momento não entro em detalhe do assunto.
8- Colocou sandálias em seus pés.
Sandálias também fala de liberdade, honra e dignidade. Antigamente, os escravos tinham suas sandálias removidas (Is 20. 2 ), quando eram libertados recebiam novas sandálias. Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo, que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8 .32 e 36) . Se pois, o filho vos liberta , verdadeiramente vos libertará. (João 14. 6 : Disse Jesus : Eu sou, o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Jesus liberta o vil pecador.
9- Fez uma grande festa.
Comemoração, então se fala de triunfo, o pai estava com filho perdido ,nada mais e nada menos é a festa de agradecimento. Os céus se alegrar quando o perdido se arrepender, filho é festa mesmo de extremecer o mundo espiritual, isso que é festa , grande festa.
10- Começou a alegrar- se.
O Evangelho  de Lucas no 15. 6 : Dizendo-lhes : Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.     Convidou vizinhos  e amigos, eita alegreia boa . Vs 7 diz : Como os céus se alegrar por um pecador arrependido. Disse Jesus Cristo.
O dono se alegra ao encontrar a ovelha,  e Deus se alegra ao ver o perdido de volta a sua casa.
O versículo 9 : Acha a dracma perdida, convida as amigas  e vizinhas, para se alegrar com a dona da moeda. vs 10 :  há algreia diante dos anjos de Deus. Quando pecador se arrepende.
O versículo 24: E começaram a alegra-se. Com o filho retornando a sua familia. Nota, sobre tres histórias significativas; porém afirma Cristo duas etapas da vida , o sofrimento e a alegria.
                                                                       Desfecho

Então, Cristo o Filho de Deus iniciar com grande potencia de lhe dizer o segredo da vitória . A parabola do filho esbanjador, traz pontos fundamentais para doutrinar nossa união familiar . O ruim , espirito decaído destroí o lar , as pessoas , negocio da familia ; o ladrão veio para destronar , roubar e matar 10.10 João. Funsão maligna de finalizar com alegreia de pessoas,  o texto estar nítido ao disser Cristo sobre o responsável da tragédia , catastrofes e calamidades. O elemento estranho causa no ambiente de paz; intríga , discrepência, confusão. Ora, o mesmo que ensinar o texto afirmar ser a vida e com pújancia , uberdade e abundancia. A família com morte espiritual receberá a vida ; a dona retorna a alegria , o pastor que cuida da ovelha se alegrou , o pai volta a viver , quando o filho retorna para casa. A casa tem alegria na união de filhos , pais e parente próximo. O louvor da familia é a alegreia do lar, força viva e enfrentando as dificuldade juntos, vecendo e marcando história na história.
 

Ass:  Pr.  Wellington  Alves

  • RSS
  • Atom
  • RSS dos comentários
  • RSS Feed
    Fechar Menu