5 (100%) 3 vote[s]

TIAGO

TIAGO
   TIAGO! Os cristãos judeus a quem Tiago se dirige enfrentavam problemas pessoais e outros maiores em suas congregações devido a religiosidade e hipocrisia de alguns entre eles. Dentro desse contexto, passavam por grandes provações e tentações. Alguns cristãos despendiam absoluta atenção aos ricos (1:9-11; 2:1-13), enquanto que outros eram roubados pelos ricos (5:1-6). Os cristãos judaicos por terem passado muitos anos apegados a religião local ainda competiam por cargos de liderança entre os congregados confirmando a imaturidade na fé em Cristo.
A principal dificuldade da igreja era que muitos dos cristãos judeus não viviam de acordo com a profissão de fé em Jesus Cristo (1:22-25). Além disso, a língua também causava problemas sérios (1:26; 4:11-12), a ponto de gerar conflitos e divisões na congregação (3:14); outro problema dizia respeito à mentalidade mundana e a necessidade de renovação da mente.
 
INTRODUÇÃO
   A epístola Universal do Apóstolo Tiago é rico em informação, levando em conta a dedicação do mesmo, na Presença de Deus. O conteúdo da carta é extremamente relevante para uma reflexão séria. Tanto é, que a epístola tem uma ótica Fundamental em direção a conduta cristã, além do mais, á própria carta revela assuntos referentes as provas, alertas, Sabedoria humana e, Divina, vida cristã, a língua, as riquezas e exortações. Somente no Capítulo quatro (4) será abordado em chamar a atenção do leitor, estudioso, e pessoas que realmente deseja conhecer o assunto de mandamentos e repreensões para se precavi contra tudo que se opõe a união, verdade e amor autêntico.
 
Tiago “O dedicado”
 
   Data e Local: Escrito cerca de 45 d.C, em Jerusalém,
Antes do primeiro concílio cristão (51d.C)
Autor: Tiago, o meio-irmão de Jesus (MT,13.55; MC, 6.3; GL,1.19).
 
1-Tiago de Maior- filho de Zebedeu, irmão de João e apóstolo;
2-Tiago filho de Alfeu, também apóstolo;
3-Tiago pai de Judas;
4-Tiago, “Irmão do Senhor”.
 
    1 – A lei da misericórdia;
    2 – A dedicação de Tiago;
    3 – A lei do perdão;
    4 – A lei da semeadura e colheita.
Tiago não discute uma série de problemas variados aleatoriamente; todos esses conflitos têm uma só causa: imaturidade espiritual. Os cristãos referidos pelo autor, em síntese, não estavam crescendo e amadurecendo espiritualmente; fator que aponta para o tema central da epístola: “as características de uma vida cristã madura”. “Donde vêm a guerras e pelejas entre vós? Por-ventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” segundo a visão apresentado em seu contexto histórico tem haver com discrepância entre os judeus e os romanos, sob pretexto de fazer apologia a sua religião e seu modo de vida. Essas guerras eram geradas por um espirito de inveja e zelo. Conforme a carta Universal implicar com força na oração não respondida, devido razões logicas. Exemplificando com a mostra que impede realmente de uma oração ser materializada. Havia assassinatos (v12); Desejos (vv.1,2,3,5,Jo8.44); Cobiça (v.2); Combates e guerras (v.2); Pedir para satisfazer desejos (v.3); Adultérios (v.4); Orgulho (v.6); Rebelião contra Deus (v.7); Apostasia e pecado (v.8); Mente dupla ou dúvida (v.8); Mau uso da língua (vv.11,12). Isto, não se referi a um Salvo em Cristo, porque se não uma resposta na petição de crente é por causa da incredulidade
Segundo o versículo 11,12: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e juga a lei; e, se tu julga a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há um só Legislador e um juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que juga a outrem?”
 
 
Do gr. Katalaleo, falar contra; falar pelas costas; difamar; caluniar (V.11; 1Pe2.12; 3.16).
Deus é o único legislador e juiz, que é capaz de salvar ou destruir. O homem não tem
direito de usurpar sua autoridade.
 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em suma do assunto é valorizar o correto dos mandamentos e não rejeitar a disciplina do Todo Poderoso Deus. Pensando bem, quando se opor ao incorreto suscitará inimizada com o mundo. A pregação mundana tem se, dissiminado a inverdade, iludindo aos homens com vanglória transitória. Desde então, não seja vitima dos laços aparentemente espetaculares das promessas Lindas (Ilusão) deste Mundo. 
 
 
 
 
 

REFERÊNCIAS

 
Bíblia de Estudo, Dake, ed.1995, p.1976, Revista Corrigida e Atualizada.
 
 
 
(PR.WELLINGTON ALVES)
 

copyright  ©  2014-2018  –  Pastor Wellington Alves  –  todos os direitos reservados

Orador Wellington Alves
TIAGO Revista Corrigida e Atualizada 1
Repreensões e Mandamentos
Editor's Rating:
5